Oitava Semana de Cinema – UFSC

04/09/2014 20:57

Inscrições para oficinas:

A Oitava Semana de Cinema – Anseios Contemporâneos – coloca em destaque o estado do ser-cinema emancipado e suas projeções nos artistas e realizadores, assim como em suas obras. O que é cinema independente? O cinema se desprende do quê? Da forma? Da estrutura? Da narrativa? Da produção? Tornar-se independente significa tornar-se autônomo? O dicionário diria que sim, muitos cineastas diriam que não. Por meio de palestras, debates, oficinas e mostras fílmicas a Semana de Cinema busca instigar o pensamento crítico e político dos alunos a respeito do assunto central. Além disso, pretende informar sobre o cenário brasileiro e as políticas de produção audiovisual com a presença de realizadores e teóricos especializados no assunto.

Confira abaixo a programação completa e participe!

MESAS

Mesa 01 – Independente de quê?
A mesa de abertura da Oitava Semana de Cinema tem como objetivo discutir a possibilidade de se fazer cinema independente no Brasil. A maior parte dos filmes produzidos no cenário brasileiro é financiada por dinheiro público por meio de leis de incentivo. Até que ponto as leis de incentivo interferem nessas as realizações? É possível fazer cinema independente sem o dinheiro de editais? Seria esse cinema independente? Se valendo dessas questões, é colocado em pauta a possibilidade de se fazer cinema independente no Brasil.

Convidados: André Gatti, Anita Simis e Carol Gesser

Mesa 02 – Financiamento e Distribuição
A partir de uma ideia ou roteiro, o cineasta independente inicia a luta para poder produzir e distribuir o seu filme. As dificuldades enfrentadas na busca de financiamento são inúmeras, até quando se trata de leis de incentivo. Por conta disso, é necessário a expansão do leque de possiblidades do cineasta, de forma a descobrir outras maneiras de fazer que seu filme chegue em telas. A mesa “Financiamento e Distribuição” propõe justamente, a discussão e apresentação de caminhos possíveis para a realização e exibição de filmes independentes.

Convidados: Antônio Sagrado Lovato, Anielle Guedes, Gustavo Galvão e Cristiane Oliveira

Data: 16 de Setembro

Mesa 03 – Cinema em Trânsito
A Oitava Semana de Cinema rompe as fronteiras da América do Sul para um intercâmbio de arte e políticas voltadas para a produção de Cinema. As diferenças entre as perspectivas em torno do cinema independente são postas em evidência num debate com realizadores latino-americanos. Os produtores audiovisuais acabam por sua vez inventando e reinventando a forma de fazer o filme, dividindo problemas que também enfrentam os produtores brasileiros.

Convidados: Yasser Socarrás González, Felipe Restrepo, Gabriel Hernán Amiel, Ezequiel Luka

Data: 17 de Setembro

Mesa 04 – Histórias Projetadas
A independência da forma convencional de se filmar vem sendo cada vez mais alcançada com auxílio da tecnologia. O artifício tecnológico está em ascensão, assim como a pesquisa sobre a sua relação com o cineasta enquanto ser-corpo. Novas estruturas quebram com convenção do roteiro e vídeo-dança; vídeos-arte invadem o cenário audiovisual com mais densidade e consistência do que nunca.

Convidados: Andre Parente, Arlindo Machado, Jorge La Ferla, Katia Maciel

Data: 18 de Setembro

Mesa 05 – Mercado de Trabalho
Ano passado ocorreu pela primeira vez um encontro das entidades da área do audiovisual de Florianópolis na universidade Federal de Santa Catarina, promovendo o inicio de uma conversa e uma maior interação entre as mesmas. A Oitava Semana de Cinema propõe um reencontro dessas entidades sendo que o foco da discussão dessa vez é a difícil inserção do estudante de cinema no mercado de trabalho audiovisual em contraste com a ampla demanda de profissionais no ramo.

Convidados: SINTRACINE, SANTACINE, FUNCINE, CINEMATECA

Data: 19 de Setembro
Hora: 8h – 12h

________________________________________________________________________

MOSTRAS FÍLMICAS
Curta-metragem “O Tempo Que Leva” – Direção Cíntia Domit Bittar
Seguido de conversa com a Produtora Carol Gesser

Hora: 18h30 – 20h30

“Quando Sinto que Já sei” – Direção Antonio Sagrado, Raul Perez e Anderson Lima
Seguido de conversa com o diretor Antonio Sagrado

Data: 16 de Setembro

“Doña Julia” – Direção Felipe Restrepo
Seguido de conversa com o diretor

Data: 17 de Setembro

“O Outro Maradona” – Direção Gabriel Amiel e Ezequiel Luka
Seguido de conversa com os diretores

Data: 18 de Setembro

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE ALUNOS
“Coprodução Internacional Independente: um estudo de caso da produção Quito 2023”
De Lucas Morello (UFSC)

Hora: 20h30 – 21h15
Local: Auditório Drummond – CCE/UFSC

“A estrada que nunca termina – Um estudo sobre road movie e sexualidade no cinema de Gus Van Sant”
De Henrique Rodrigues (UFSCAR)

Data:15 de Setembro
Hora: 21h15 – 22h
Local: Auditório Drummond – CCE/UFSC

OFICINAS

Oficina “Orçamento de projetos”
Ministrante: Carol Gesser
Data: 15 e 16 de Setembro
Local: Auditório Henrique Fontes – CCE/UFSC

Oficina “Os trailers e o cinema independente”
Ministrante: Pati Iuva
Data: 17 e 18 de Setembro
Local: à confirmar

PALESTRA

O cinema independente do ponto de vista da direção
Palestra dialogada a respeito do que conforma o “cinema independente” do ponto de vista de direção cinematográfica.
A definição de hegemônico, em quase qualquer área, não apresenta grandes desafios, hegemônico é aquele campo que tem predominância sobre os demais.
O esforço de definição tende a complicar-se quando nos debruçamos justamente sobre os demais, pulverizados em suas diferenças, heterogêneos em sua natureza.
Do ponto de vista da direção cinematográfica, ou seja da escolha e seleção dos elementos cênicos e narrativos, podemos achar alguma recorrência que nos ajude a compreender o que caracteriza e conforma o cinema independente?

Palestrante: Virgínia Jorge
Data: 17 de setembro