I COLÓQUIO EXPERIMENTO(S) DO/NO CINEMA DOCUMENTÁRIO

24/04/2017 16:27
I COLÓQUIO EXPERIMENTO(S) DO/NO CINEMA DOCUMENTÁRIO
dia 27/04 (quinta) às 14h – Auditório EFI
O I Colóquio Experimento(s) do/no Cinema Documentário é uma iniciativa do Curso de Cinema da UFSC e tem como objetivo proporcionar um espaço para exposição de pesquisas que discutem as estratégias experimentais no/do cinema documentário. Almeja provocar a reflexão acerca do ensaio audiovisual enquanto dispositivo de criação nos filmes documentários e, além disso, compreender as diferentes configurações estético-políticas do registro documental e seu uso que perpassa desde o cinema até às videoinstalações. Trata-se de um espaço para integração das discussões compartilhadas pelas diferentes disciplinas do Curso de Cinema, além de se configurar enquanto a possibilidade de um lugar para interlocução com outros cursos cujos estudos tenham interesse pelas experimentações no âmbito do Cinema Documentário.
Este primeiro Colóquio contará com a participação de dois pesquisadores convidados e a mediação do professor do Curso de Cinema da UFSC, Daniel Leão. Os convidados farão as seguintes falas, respectivamente:
– O Ensaio Fílmico ou o Documentário à deriva (Dra. Gabriela R. Almeida)
– Estratégias documentais do cinema à videoinstalação (Dr. Jamer Guterres de Mello)

Sobre os convidados:
Prof. Dra. Gabriela Ramos de Almeida
Professora-pesquisadora e coordenadora adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Como pesquisadora e docente, atua na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual, principalmente nos seguintes temas: narrativas audiovisuais; cinema não-ficcional; ensaio fílmico; teorias do cinema; estudos visuais; interseções entre cinema e artes visuais. Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS (2015), onde desenvolveu pesquisa sobre o ensaísmo no cinema a partir da série Histoire(s) du Cinéma, de Jean-Luc Godard. Foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES), com período de estágio doutoral na Universidad Autónoma de Barcelona, sob supervisão de Josep Maria Català Domenech. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (2009), com pesquisa sobre documentários de música.

Dr. Jamer Guterres de Mello
Pesquisador de Pós-Doutorando (PNPD/Capes) em Comunicação na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, onde desenvolve projeto de pesquisa sobre as videoinstalações do artista e cineasta alemão Harun Farocki. Doutor em Comunicação e Informação (2016) pela UFRGS, onde desenvolveu pesquisa sobre os agenciamentos estéticos e políticos do uso de imagens de arquivo nos documentários de Harun Farocki. Realizou estágio de Doutorado Sanduíche no Departament de Comunicación Audiovisual da Universitat Autònoma de Barcelona, sob a supervisão de Josep Maria Català Domènech. Mestre em Educação (2010) pela UFRGS, onde desenvolveu pesquisa sobre arte, filosofia, ciência e a estética dos fanzines. Possui experiência no ensino de cinema experimental, cinema documentário, história e teorias do cinema, teorias da comunicação e teorias da arte. Foi integrante da equipe de produção do festival Cine Esquema Novo, realizado em Porto Alegre, nas edições de 2011 e 2013.

Mediação do Prof. Ms. Daniel Leão:
Daniel Leão é artista, pesquisador e documentarista. Atualmente cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina e leciona disciplinas de Roteiro e Fotografia na Universidade Federal de Santa Catarina.
Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, com pesquisa sobre documentário.