Projeto Cinema Mundo inicia nova temática e realiza exibição comentada do filme “Aquarius” na quinta (10/08)

Na próxima quinta, o Projeto Cinema Mundo/UFSC dará inicio a sua mostra de filmes do Cinema Brasileiro Contemporâneo apresentando o célebre “Aquarius“, de Kleber Mendonça Filho.

A sessão, de entrada franca, acontece às 18h30 no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC e conta com os comentários de Gabrielle Bittelbrun e Gabriel Groppi.

Sinopse: Clara é uma escritora aposentada. Ela é moradora de um apartamento repleto de livros e discos no Bairro de Boa Viagem, num edifício chamado Aquarius. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

Sobre os comentaristas:

Gabrielle Vívian Bittelbrun:
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizou estágio no Doutoramento em Modernidades Comparadas da Universidade do Minho entre setembro e dezembro de 2016. Mestra em Jornalismo também pela UFSC, Jornalista pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Integra o Grupo de Pesquisa Núcleo de Literatura Brasileira Atual – Literatual – Estudos Feministas e Pós-Coloniais de Narrativas da Contemporaneidade da UFSC. Desde 2007, com o apoio dos órgãos financiadores Fapesp e Capes, já desenvolveu pesquisas relacionadas a questões de gênero em filmes ambientados nos séculos 19 e 20; gênero e comunicação e, mais recentemente, investiga sobre raça e gênero em revistas femininas brasileiras contemporâneas.

Gabriel Varalla Groppi:
Gabriel Varalla, Guel, nasceu em Montevidéu, onde ingressou na Escuela Nacional de belas Artes, e trabalhou como professor assistente, ligado ao Laboratório de Audiovisual. Trabalhou também numa pequena estação de TV, a Red Televisión Color, desempenhando várias funções e adquirindo uma visão já mais ampla e profissional da produção em vídeo. Tem graduação interrompida no curso de Cinema da USP(1994),  e trabalhou no setor audiovisual paulista (1994 a 2003), principalmente como editor. Nesse período, trabalhou como assistente de montagem em alguns longas, curtas e trailers, “Castelo Ra-tim-bum” entre eles. Em 1996 ganhou o Prêmio Estímulo à Produção de Curta-metragens, da Secretaria de Estado da Cultura –SP, com o roteiro do documentário “Cabo Polonio- entre o céu e o mar”, de 1997. Com o curta-metragem (20’, PB, 35mm) ganhou dois prêmios, no Festival de Curitiba 1998, e foi selecionado para o Festival de Havana do ano seguinte (1999). Desde 2009 tem trabalhado como fotógrafo freelancer com especialização em fotografia aquática e, atualmente (há um ano) presta serviço na UFSC, como técnico no Labcine, do curso de cinema.