imagem

Acesso à Informação

Acessibilidade

Sobre o Curso

Admissões

Equipe Acadêmica

Alunos

Orgãos

Coordenadorias

Laboratórios

Legislação

Administrativo

Pesquisa

Extensão

Serviços Acadêmicos

Pesquisa

Agenda

Arquivos do Sítio

Secretaria:

Atendimento
Segunda a sexta: das 10h30 às 13h00e das 14h00 às 19h30

Telefone
(48) 3721-6543

E-mail
cinema@contato.ufsc.br

Código SPA
SECOGC/CCE

Endereço
UFSC - CCE
Curso de Graduação em Cinema
Campus Universitário
Reitor João David
Ferreira Lima
CEP 88040-900
Florianópolis/SC
CCE - Bloco D
Sala 513

Links:

RSS Ministério da Educação

RSS SeCArte

RSS Notícias da UFSC

Missão da UFSC

“produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade da vida”

Projeto Cinema Mundo realiza exibição comentada do filme “Viajo porque preciso, volto porque te amo” na quinta (24/08)

Na próxima quinta, dia 24 de agosto, o Projeto Cinema Mundo/UFSC dará continuidade a sua mostra de filmes com a temática Cinema Brasileiro Contemporâneo apresentando “Viajo porque preciso, volto porque te amo”, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes.

A sessão, de entrada franca, acontece às 18h30 no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC e conta com os comentários de Daisi Vogel e Pedro de Souza.

Sinopse:

José Renato (Irandhir Santos) é um geólogo de 35 anos que foi enviado para o sertão nordestino para avaliar o possível percurso de um canal que será feito, desviando as águas do único rio caudaloso da região. À medida que a viagem ocorre ele percebe que possui muitas coisas em comum com os lugares por onde passa, desde o vazio à sensação de saudade, até o isolamento, o que torna a viagem cada vez mais difícil.

Sobre os comentaristas:

Daisi Vogel: É jornalista com doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2010) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Professora do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Sua pesquisa está voltada à estética do jornalismo, às relações jornalismo e literatura, à crítica cultural pelo jornalismo e à revista ilustrada. É líder do grupo de pesquisa Jornalismo, Cultura e Sociedade.

Pedro de Souza: Possui graduação pela Universidade Metodista de São Paulo (1979), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Em 2007 realizou pós-doutorado na École Normale Supéiieur, Lyon, com pesquisa sobre preformance vocal nos ditos e escritos de Michel Foucault. Tem em andamento o projeto sobre voz e subjetivação na palavra cantada. Atualmente é professor da UFSC. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Análise de Discurso atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, enunciação, subjetividade, seguindo a perspectiva de Michel Foucault. Nessa mesma linha temática, orienta no curso de pós-graduação em literaturas.